segunda-feira, 8 de maio de 2017

Como Deve Ser o Quarto Ideal para o Bebê?

Certa vez, numa palestra sobre o método Montessori (criado pela médica italiana Maria Montessori) descobri que a mãe pode ajudar na formação de um ser humano seguro e independente até com a decoração do quarto do bebê.
A criança nasce e a família feliz enche o cômodo de móbiles, almofadas, brinquedos, quadros  etc.
Tudo isso é lindo e a jovem mamãe tem a melhor das intenções montando tudo com muito carinho. Porém, segundo M. Montessori, esse excesso de informação não é interessante para o bebê.
Para ela, a organização interna parte da organização externa. Assim sendo, o quarto ideal deve ser claro, ventilado, forrado com carpete macio e com uma barra de ferro (ao alcance das mãos da criança) fixada  em todas as paredes.
Parece estranho, mas essa simplicidade, essa organização, esse espaço livre funcionam como ponto de partida para influenciar o senso de organização interna, já nos anos iniciais de vida.
A barra de ferro serve de apoio para que o bebê possa dar seus primeiros passinhos de forma segura e independente. Ele, por si só levanta, segura a barra e, caso se desequilibre, pode cair que o chão forrado e macio amortece a queda.
Para conhecer um pouco sobre o método Montessori clique aqui




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...