quarta-feira, 1 de março de 2017

Mingau da Vovó

Tenho dificuldade de fazer meus netos comerem algo quando estão brincando. Assim,   à noite, dou um banho morno e, com eles de pijama, sempre ofereço algo leve como uma fruta.
Nem sempre eles aceitam, mas percebi que, quando isso acontece, acabam dormindo melhor.
Antigamente era comum servir para as crianças biscoito com leite antes de dormir.
Acho que deve haver alguma sabedoria nesse procedimento antigo, porque a digestão dá sonolência e os pequenos acabam pegando no sono com mais facilidade.
Porém, andei lendo que essa combinação não é lá muito saudável.
Assim, passei a preparar um mingauzinho que sirvo fresquinho no verão e quentinho no inverno.
Aqui vai a receita que faço sempre para eles.



Opções
Se desejar, quando você for tirar do fogo, acrescente uma colher de chá de essência de baunilha (eu nunca coloco porque meus netinhos não gostam).
Pode usar leite desnatado, zero lactose (para crianças com intolerância), leite vegano (de arroz, de amêndoas etc.)
É possível também substituir o açúcar refinado por açúcar mascavo, mel,  uma lasca de rapadura, adoçante culinário - fica a seu gosto.
Se desejar pode fazer sem a banana
No verão sirvo frio com uma fruta picada em cima (meus netos adoram com morangos por cima).
O importante é variar o sabor para os que pequenos não enjoem.
Lembre-se que o mel só pode ser ingerido por crianças maiores de um ano.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...